quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Resolução simplifica normas para uso da água na piscicultura

Da Assessoria 

A concessão de outorga para uso de recursos hídricos para produção de peixes no Paraná passou a ter um rito mais simplificado. A nova regulamentação consta da resolução 48/2024 assinada pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável do Estado (Sedest), Everton Souza. A cerimônia de assinatura ocorreu, no dia 18 de outubro, na sede da C.Vale, em Palotina. “O objetivo é adaptar a regulamentação às necessidades da aquicultura, modernizando a legislação para facilitar o crescimento do setor. Mas, claro, sem descuidar das normas ambientais necessárias, tomando todos os cuidados possíveis para a preservação do meio ambiente”, explicou Souza.

O vice-presidente do Conselho de Administração da C.Vale, Ademar Pedron, considera que a mudança é resultado de harmonia entre o Estado e as empresas que atuam no segmento. “Essa regulamentação é fruto de diversas reuniões com o setor produtivo. Um texto que vai desenvolver ainda mais a atividade no Paraná, gerando receita para os pequenos e médios produtores”, observou.

Acompanharam a cerimônia de assinatura da nova resolução, o diretor-secretário do Conselho de Administração da C.Vale, Walter Dal’Boit, o diretor industrial da cooperativa, Reni Girardi, o gerente do Departamento de Peixes, Paulo Poggere, e o engenheiro ambiental Guilherme Daniel. Também estiveram presentes o diretor de Licenciamento e Outorga, José Volnei Bisognin, a gerente de Licenciamento, Ivonete Chaves, e o diretor-técnico da Secretaria de Agricultura, Benno Doetzer.

Colégio Santo Agostinho sedia Feira Integrada com mostra de trabalhos

Nesta quarta-feira (23/10/2024) acontece no Colégio Estadual Santo Agostinho a 2ª. Feira Integrada de Protagonismo, Empreendedorismo, Ciências e Tecnologia (INTEGRA). A apresentação dos trabalhos ocorre durante todo o dia, no próprio colégio, sendo aberta ao público em geral. Dezenas de trabalhos estão sendo apresentados pelos alunos. Fonte: Folha de Palotina

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Evento Vivências Agronômicas homenageia Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo

Da Folha de Palotina

Para comemorar o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo (12 de outubro) a UFPR Palotina e o curso de Agronomia realizaram no último dia 9 o evento Vivências Agronômicas edição especial Corpo Agro C.Vale. Nesta noite especial estiveram presentes os colegas Matteus Mattiuzzi e Fernando Ostrowski representando todos os engenheiros agrônomos da região e do Brasil. O objetivo maior foi compartilhar e aprender com quem está de fato no exercício da função. Relataram suas vivências agronômicas, suas rotinas de trabalho, suas tecnologias, seus pensamentos... Os técnicos dividiram suas experiências e o que o mercado e a sociedade esperam deste profissional. Este evento faz parte das atividades da disciplina DCA 106 Introdução à Agronomia e Deontologia, sob responsabilidade da professora doutora Luciana Grange. É promovido pelos alunos do primeiro semestre do curso de Agronomia 2024 com o apoio dos membros do grupo de estudo e pesquisa FIXTEC.

 

Treinamento Rotas da Liderança

Nos dias 30/10 e 07/11 será realizado na Acipa o Treinamento Rotas da Liderança que abordará estilos comportamentais e comunicação assertiva. A instrutora será Rosi Neto. Cada encontro terá 4 horas de duração. No encontro do dia 30/10 serão abordados os estilos comportamentais. Você irá conhecer os estilos comportamentais e o seu impacto na sinergia, na produtividade e nos resultados das equipes de trabalho. No dia 07/11 o enfoque será para comunicação assertiva que levará os participantes a compreenderem o processo de comunicação assertiva e a identificação das barreiras ao diálogo produtivo, estimulando reflexões sobre a forma de comunicar-se e a prática de modelo de comunicação assertiva para as melhorias das relações interpessoais.

Informe-se e participe.

Palestra em Palotina abordará violência doméstica


No próximo dia 29 a Comissão das Mulheres do Agro do Sindicato Rural de Palotina, com apoio do Ministério Público, Acipa, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho de Segurança e C.Vale, realizará uma importante palestra que abordará sobre a violência doméstica. O tema será apresentado pelas policiais Major Márcia e Capitã Carolina. Elas falarão sobre o contexto da violência doméstica e familiar no Estado sob a perspectiva da segurança pública, bem como enfocará o ciclo da violência doméstica. Também abordarão sobre as características identificadas nas vítimas; os tipos de violência; rede de apoio e papel da sociedade no contexto do enfrentamento. As palestrantes também abordarão questões específicas da população do campo.

A palestra será realizada na Asfuca, às 19h30, sendo aberta a todos os interessados, homens e mulheres.

Palotina se prepara para definir o calendário de eventos de 2025

Da Assessoria

No próximo dia 24, às 08h30, o Teatro Municipal Ludovico Riedi será o palco de uma importante reunião, convocada pelo Departamento de Cultura de Palotina. O encontro reunirá representantes de entidades locais e da sociedade civil organizada para discutir e elaborar o calendário de eventos de 2025.

A elaboração de um calendário de eventos bem estruturado é essencial para o desenvolvimento cultural e social da cidade. A reunião tem como objetivo principal de evitar coincidência de datas, o que pode causar conflitos e dispersão de público em eventos importantes. Além disso, uma programação bem definida permite uma melhor organização e divulgação.

De acordo com o diretor de Cultura, maestro Nélio Amaro, a participação ativa da comunidade é fundamental. “Queremos ouvir as sugestões de todos os setores da sociedade, para que possamos criar um calendário que atenda às necessidades e desejos da nossa população. A união de esforços é de extrema importância para o sucesso dos eventos e para o fortalecimento do setor cultural de Palotina”, afirma Nélio.

 

Postagem em destaque

Resolução simplifica normas para uso da água na piscicultura

Da Assessoria  A concessão de outorga para uso de recursos hídricos para produção de peixes no Paraná passou a ter um rito mais simplificado...