sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Palotina, polo regional do agronegócio


Produção avícola gera empregos e renda. C.Vale vai ampliar abates e diversifica leque da agroindustrialização

Boas perspectivas para o agronegócio. Esta foi a tônica do encontro que trouxe para Palotina, no final de setembro, os resultados da expedição Avicultura 2017, promovida pelo Jornal Gazeta do Povo. O Complexo Agroindustrial da C.Vale foi o palco deste importante encontro que mostrou o balanço dos trabalhos realizados ao longo de três meses no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. A constatação da expedição é que 38% do frango consumido no mundo é de origem brasileira. A produção deve crescer 1,55% e a exportação avançar 4% neste ano. Palotina foi escolhida para mostrar os números porque o município está localizado é uma região que é uma das grandes produtoras de aves de corte. Com 20 anos de atuação no segmento da avicultura, que serão completados neste mês, a C.Vale projeta sua ampliação. O presidente Alfredo Lang, lembrou que quando a cooperativa começou, ela foi pioneira no Brasil na implantação de granjas climatizadas. “Havia quem nos chamasse de loucos. Mas viramos referência. Hoje todos trabalham neste modelo”, diz. Atualmente a C.Vale abate 530 mil aves por dia e pretende aumentar a produção para 600 mil aves abatidas/dia até 2018, o que necessitará de mais trabalhadores. Somando às 400 vagas que serão abertas com a implantação do frigorífico de peixes, que será inaugurado no dia 20, a cooperativa vai gerar 1100 novos postos de trabalho. O faturamento alcançado em 2016 pela C.Vale mostra a dimensão da importância do empreendimento em toda a sua área de ação. A cooperativa faturou R$ 6,8 bilhões e emplacou um crescimento de 24% em relação ao ano anterior. A C.Vale fechou 2016 com 18,7 mil associados e 7,8 mil funcionários.
A ascensão da atividade agroindustrial é destacada por lideranças. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Palotina (Acipa), Marcos Frazão lembra que Palotina tem vocação agrícola e a diversificação no campo tem gerado muitas oportunidades. Marcos aponta que depois da entrada da C.Vale no segmento da agroindustrialização, o desenvolvimento foi evidente com geração de emprego, renda e tributos. “Outros segmentos cresceram e crescem com a C.Vale”, destaca o empresário ao citar que Palotina possui inúmeros exemplos de empreendedorismo no segmento do agronegócio que levam produtos e serviços para várias partes do Brasil e do mundo. 
Quem também comemora o bom desempenho do agronegócio é o prefeito Jucenir Stentzler que nas últimas décadas presenciou o aumento da arrecadação municipal por conta da agroindustrialização e da agricultura. “O agronegócio tem contribuído muito para a melhoria da renda do produtor, mas sobretudo tem sido a mola propulsora do desenvolvimento local e regional. O exemplo de empreendedorismo da Cooperativa C.Vale por meio de seus diretores e associados tem feito a diferença”, destaca.
   
Crescimento da C.Vale - No mês de agosto foi divulgado o levantamento Valor 1000, pela Revista Valor Econômico que coloca a C.Vale como a terceira maior empresa agropecuária do Brasil em receita líquida. No Paraná e na região Sul a cooperativa ocupa a segunda posição no mesmo segmento. O levantamento também apontou a C.Vale como a 86ª maior empresa brasileira. Ela cresceu 18 posições em relação a 2015. Outro dado importante é que a cooperativa aparece também como a 10ª maior empresa do Sul do Brasil e a 5ª maior do Paraná em receita líquida.

Expedição Avicultura – Ao longo dos quase 16 mil quilômetros percorridos pela equipe de técnicos e jornalistas da Expedição Avicultura, foram visitadas mais de 140 granjas, agroindústrias, cooperativas, produtores e corredores de exportação. “A avicultura é um setor extremamente importante para o desenvolvimento social e econômico do campo e da cidade. O desafio do futuro será nos mantermos competitivos”, aponta o gerente do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Avicultura, Giovani Ferreira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Giornata Italiana será nos dias 22, 23 e 24 em Palotina

No período compreendido entre os duas 22 e 24 deste mês o Centro Cultural Italiano de Palotina irá promover a XII Gionarta Italiana com ativ...